BMA assina contrato de compra de energia renovável para suprir metade de sua demanda em Queensland

BHP Mitsubishi Alliance é o maior produtor de carvão metalúrgico da Austrália

Por Conexão Mineral 05/10/2023 - 21:41 hs
Foto: Divulgação
BMA assina contrato de compra de energia renovável para suprir metade de sua demanda em Queensland
CleanCo, de Queensland, fornecerá energia ao longo de cinco anos a partir de janeiro de 2026

A BHP Mitsubishi Alliance (BMA) celebrou um novo contrato de compra de energia renovável (PPA, sigla em inglês) com o gerador e varejista de energia CleanCo, de Queensland, que deverá fornecer metade da demanda de eletricidade prevista para as operações da BMA em Queensland Central ao longo de cinco anos a partir de janeiro de 2026. A BMA é uma empresa australiana de mineração de carvão metalúrgico que opera no centro de Queensland. Maior produtor de carvão metalúrgico da Austrália, é uma joint venture criada em 2001 entre a BHP e a Mitsubishi, com 50% de participação cada. 

O novo PPA valerá até o final de 2030 e estenderá efetivamente um acordo existente de energia com baixas emissões de carbono entre a BMA e a CleanCo, atualmente em vigor até o final de 2025. 

Este segundo PPA permitirá à BMA continuar fornecendo a metade das suas necessidades esperadas de eletricidade a partir de fontes com baixas emissões de gases com efeito de estufa, como a energia solar e a eólica, bem como de energia hidroelétrica bombeada. “Ampliar a energia renovável na BMA está em linha com nossos compromissos de descarbonização até 2030. Além disso, melhoramos a sustentabilidade a longo prazo dos nossos negócios e, ao mesmo tempo, apoiamos a construção de infraestrutura de eletricidade renovável de Queensland. Esperamos que a demanda por carvão metalúrgico de alta qualidade de Queensland permaneça forte por muitos anos à medida que as principais siderúrgicas procurem reduzir a intensidade de suas emissões e, ao mesmo tempo, forneçam o aço necessário para apoiar o crescimento populacional global e a infraestrutura de descarbonização”, declarou Geraldine Slattery, presidente da BHP Austrália. 

O novo PPA ajudará a apoiar quatro projetos de eletricidade renovável na região de Queensland que, combinados, deverão gerar mais de 1.500 empregos locais durante a construção: o Parque Eólico Dulacca, com conclusão prevista para o final de 2023, o Parque Eólico MacIntyre, com término aguardado para 2025, e o Western Downs Green Power Hub e o Parque Eólico Kaban, que atualmente fornecem eletricidade à rede e devem atingir a operação comercial plena ainda este ano. “Por meio de um número crescente de acordos para abastecer as nossas minas no Chile, Queensland, Austrália Ocidental e Austrália do Sul com eletricidade renovável, estamos progredindo muito bem na descarbonização, ao mesmo tempo que apoiamos o desenvolvimento de infraestruturas renováveis e estimulamos as economias regionais”, comenta Vandita Pant, diretora comercial da BHP.

A BHP tem a meta de médio prazo de reduzir as emissões operacionais de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até o ano fiscal de 2030 (em relação aos níveis do ano fiscal de 2020). A BHP também tem uma meta de longo prazo de atingir zero emissões operacionais líquidas de gases de efeito estufa até 2050. “Usar mais eletricidade renovável em nossos ativos operados em todo o mundo é fundamental para nossa estratégia operacional de descarbonização. Temos o prazer de continuar nosso forte relacionamento com a CleanCo”, concluiu Vandita.